BRINCARTE

BRINCARTE
BRINCARTE

Friday, March 07, 2008

DIA INTERNACIONAL DA MULHER



Imagem: Dalton Muniz

TIA CONÇA

Luiz Alberto Machado

Tia Conça é uma onda. Ela é muito legal. Falante, brincalhona, meia lelé da cuca. Isso mesmo: bem doidinha. É conhecida como a professora motoqueira, avalie. Com sua moto, ela faz todo tipo de estripulia. Chega toda apressada com seu casaco, luvas e capacete e um montão de coisas que não dá para identificar. Muito elétrica, ora se é. Anda aos trupicões de tanta carreira. Mas é gente muito boa, muito boa praça, daquelas que a gente gosta tanto de chega doer no coração.
Na bolsinha dela carrega de tudo: ela chama de alforje das coisas. Tem tudo, mas tudo mesmo, dentro: de globo terrestre, passando por réguas, transferidores, compassos, lupas, telescópios, livros, até confeitos e bombons.
Certa vez ela tirou até um quintal com muitas árvores e frutas e passarinhos de dentro de sua pequenina bolsinha. O que se imaginar tem ali dentro. É só pedir que ela vasculha dentro e traz na hora.
Todo mundo gosta muito da tia Conça. Ela é muito dedicada, nunca se atrasou um só segundo. E quando chega na sala de aula, nossa, tudo muda num passe de mágica. Por isso dizem que ela é feiticeira, a maga da escolinha.
Dizem também que ela já viajou todo espaço sideral, conhece os quatro cantos do mundo, sabe toda história desde o começo da humanidade, soluciona todos os problemas e ainda, de quebra, brinca com todas as crianças que encontra.
Ela é a comandante da trupe da pesada. Conhece um a um dos seus alunos e trata todos com muito carinho e afetividade.
Não me lembro de vê-la sequer um dia triste. É sempre pra cima. Toda risonha, espevitada, engraçadíssima, de muito bom humor e arrasta todo mundo com suas histórias. É muito agradável a sua presença.
Se tiver chovendo, ela faz com o que o sol apareça e tudo se transforma.
Essa é a tia Conça, a adorada do Pontinho, do Alvoradinha, do Mindinho, do Seu-Vizinho, do Maior-de-todos, do Fura-bolos, do Cata-Piolho, do Cravo, da Rosa, do Bichim, do Gordim, do Jeguim, do Maluquim e do Lobizonzo.
Tia Conça é danada.

© Luiz Alberto Machado. Direitos reservados.

VEJA MAIS:
BRINCARTE
SHOW/CD LAM & AMIGOS
PESQUISA & CIA
CRÔNICA DE AMOR
RÁDIO TATARITARITATÁ