BRINCARTE

BRINCARTE
BRINCARTE

Monday, August 25, 2008

LENDAS



COMO SURGIU A LUA?

No principio a lua vivia na terra e era conhecida pelo nome de Capei. Era uma moça tão branca que parecia recortada nas águas da cachoeira. Passava os dias no fundo do bosque, acendendo as luzinhas dos vaga-lumes, ou à beira das lagoas espalhando reflexos.
Os homens a chamavam de Capei e não sabiam muita coisa a seu respeito. Ela, no entanto, exercia influencia sobre os reinos da natureza. Dizia-se que regulava as marés, a germinação das sementes, o brilho de certas pedras de cor, o fluxo das mulheres, o nascimento das crianças e dos bichos. Os índios, para cortar o pau e fazer um arco, para plantar uma roça ou para armar um covo na beira do rio, costumava consultá-la. Os médicos-feiticeiros, para propinar uma erva ao doente, ou para predizer as coisas boas ou más que estavam para acontecer, iam interrogá-la no fundo do bosque.
Aquela vida apagada acabou por enfadar Capei. E isso teve um fim quando ela se indispôs com certo feiticeiro das vizinhanças. Cheia de mágoa, resolveu abandonar a companhia dos homens, seus irmãos por parte de deus, e subir para o céu, na esperança de uma vida melhor. E se bem pensou melhor fez.
Dali por diante dedicou-se a cortar cipós dos que pendiam das altas arvores. Depois, conchando-os, metendo um bastão de dois em dois palmos, como degraus, fabricou gigantesca escada que parecia não ter fim. Terminada essa obra, foi ao oco de um pau e chamou a ave que lá passava os dias esperando a noite, para entregar à caça dos insetos que eram o seu alimento. Falou-lhe:
- Comadre coruja, quer você me fazer um favor?
Capei pediu-lhe que subisse até a porta do céu e lá ficasse segurando a extremidade da escada. A coruja muito serviçal, prontificou-se a satisfazer o seu desejo. Assim, Capei subiu para a vastidão azul, sem descansar nas grandes nuvens brosladas de outro que encontrou no caminho. Lá chegando, começou por indicar às filhas, que são as estrelas, seus lugares no firmamento. E desde então permanece lá em cima, a alumiar nas trevas da noite os passos de seus irmãos nos caminhos da terra.

FONTES:
FERREIRA, Ciro Dutra; SANGUINETT, Ivo; CORTES, J. C. Paixão; LESSA, Luis Carlos Barbosa. Lendas brasileiras. Porto Alegre: Centro de Tradições Gaúchas/Livraria Pluma, s/d.
LESSA, Barbosa (Org). Estórias e lendas do Rio Grande do Sul. São Paulo: Edigraf, 1965.
SCHMIDT, Afonso. Como surgiu a lua. Antologia ilustrada do folclore brasileiro. São Paulo: Edigraf, 1965.

VEJA MAIS:
BRINCARTE
FREVO BRINCARTE
TATARITARITATÁ