BRINCARTE

BRINCARTE
BRINCARTE

Wednesday, August 27, 2008

VOCÊ SABIA?



ALPES – é o nome da maior cadeia de montanhas da Europa. Atravessa com uma altitude media de 3 mil metros a Itália, França, Alemanha, Hungria, Áustria e Suíça. O pico mais alto é o Monte Branco, com 4.810 metros.

ALPINISMO – pratica de excursões aos Alpes.

ALQUEIRE – Medida agrária, de valor regional variável. Medida de capacidade que equivale a 27,225m2.

ALTITUDE – Altura vertical acima do nível do mar.

ALTO-FALANTE – O alto-falante foi inventado por Rice-Kellog, nos Estados Unidos da América do Norte, em 1924. é baseado no principio do telefone – eletromagnetismo. Também conhecido como megafone, porta-voz, aparelho que transforma em energia mecânica as vibrações sonoras da energia elétrica emitida por uma estação de radio.

ALUMINIO – metal branco e leve de grande utilidade industrial

AMALUCADO – Aparvalhado, meio maluco, adoidado.

AMANEQUINAR – Pintar ou esculpir sem arte, a vista de um manequim ou fazendo uma imitação de um manequim.

AMAPÁ – O Amapá é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Está situado a nordeste da região Norte e tem como limites a Guiana Francesa a norte, o Oceano Atlântico a leste, o Pará a sul e oeste e o Suriname a noroeste. Ocupa uma área de 142.814,585 km². A capital é Macapá. As cidades mais populosas são Macapá e Santana. O nome Amapá provem do tupi amapá, nome de uma árvore da família das apocináceas, muito abundantes na região. Durante longos anos o Amapá foi objeto de uma questão com a França, no Tratado de Utrecht, de 1713. Por isso foi invadido diversas vezes por tropas francesas provenientes da Guiana.

AMARROADO – Alquebrado, abatido, meditabundo, antigo, teimoso, embezerrado.

AMAZONAS – O Amazonas é uma das 27 unidades federativas do Brasil, sendo a mais extensa delas, ocupando uma área de 1.570.745,680km², pouco maior que a Mongólia e pouco menor que a área da Região Nordeste brasileira, com seus nove estados. O estado está situado na região Norte do país e tem como limites a Venezuela e Roraima a norte, o Pará a leste, o Mato Grosso a sudeste, Rondônia a sul, o Acre a sudoeste), o Peru a oeste e a Colômbia a noroeste. Sua capital é a cidade de Manaus e outras localidades importantes são, Coari, Manacapuru, Tefé, Parintins, Itacoatiara, Tabatinga. O rio Amazonas é o maior rio do mundo pelo volume de águas e o segundo do mundo em extensão apenas sobrepujado pelo rio Nilo. Também é o nome de uma tribo de mulheres guerreiras da Capadócia.

AMBULÂNCIA – Hospital ambulante, como socorros de emergência, instalado em um automóvel ou simplesmente carro para conduzir enfermos ou acidentados.

VEJA MAIS:
BRINCARTE
VOTO MORAL
FREVO BRINCARTE