BRINCARTE

BRINCARTE
BRINCARTE

Tuesday, September 09, 2008

ENCICLOPEDIA BRINCARTE



ABREU LIMA – nome de uma família histórica pernambucana abrangendo o pai José Inacio Ribeiro de Abreu e Lima, conhecido como padre Roma e seu filho o historiador José Inacio de Abreu e Lima.

JOSÉ INACIO RIBEIRO DE ABREU E LIMA (1768-1817) – jornalista, advogado e eclesiasta pernambucano, também professor do convento do Carmo de Goiana, Pernambuco, com o nome de frei José de Santa Rosa. Foi um dos mais ativos conspiradores da revolução de 1817, quando então conhecido como Padre Roma foi preso na Bahia e condenado pelo governador conde dos Arcos, fuzilado pela repressão.

JOSÉ INACIO DE ABREU E LIMA (1794-1869) – historiador pernambucano que, apesar do pai ser um padre católico, já era um polemista que não professou a religião católica e se declarado livre-pensador, tendo, por isso, recusado sepultamento no cemitério dos Ingleses. Foi capitão da Academia Militar do Rio de Janeiro, quando foi preso e condenado no Recife por crime de insubordinação e desordem, cumprindo sua pena na Bahia, quando assistiu o fuzilamento do seu pai. Depois deste incidente ele consegue com a ajuda da Maçonaria, a sua soltura e embarque para os Estados Unidos e de lá segue para a Venezuela e se alista entre os soldados de Simon Bolivar, empenhando-se nas lutas de emancipação daquele país e da Colombia, onde recebeu o título de general. Participou do exercito libertador até ocupar o posto de chefe do estado-maior de Bolivar. Regressa ao Brasil em 1832, onde atuou como jornalista e realizando a primeira síntese da evolução histórica brasileira, escrevendo e publicando, depois, vários livros. Fixou-se finalmente em Pernambuco, a partir de 1835 ao tempo da revolução Praieira, quando se declarou socialista e escreveu diversas obras.

VEJA MAIS:
BRINCARTE
FREVO BRINCARTE
PALESTRAS
ANYWHERE FM