BRINCARTE

BRINCARTE
BRINCARTE

Wednesday, September 03, 2008

VOCÊ SABIA?



AMENDOIN – planta leguminosa papilonacea, própria dos Trópicos. O nome dessa planta vem do tupi-guarani mandui ou mandubi. Seu nome científico é Arachis hypogaea.

AMENTA – Rezas por um defunto. Quantia que se paga ao padre para dizer preces no dia de finados.

AMÉRICA – Nome genérico do continente americano, compreendendo as Américas do Norte, Central e do Sul.

AMETISTA – pedra semipreciosa de cor violeta, hialina. A palavra vem do grego ametrhystos, que significa não embriagado. Em grego era o nome de uma planta da cor violeta, usada como remédio contra os efeitos alcoólicos. A pedra é uma variedade de quartzo, cristal de rocha.

AMIANTO – mineral filamentoso, composto essencialmente de silicato de magnésio e cálcio. O nome vem do grego amiantos, com a mesma significação.

AMOLAÇÃO – brasileirismo com sentido de importunação, maçada, aborrecimento.

AMONIACO – gás incolor, leve, de cheiro sufocante e sabor caustico.

AMOR – Afeição, sentimento que impele as pessoas a um termo que lhes parece belo e desejado. A palavra amor tem vasta sinonímia real e figurada. Pode significar amizade, ligação espiritual, objeto amado, benevolência, carinho, simpatia, tendência, instinto sexual, desejo sexual, copula sexual, ambição, cobiça, culto, veneração, caridade, coisa ou pessoa bonita, pessoa prendada, pessoa bondosa. Amor é também termo técnico para as relações sexuais.

AMORA – fruto da amoreira. As amoras servem para preparar doces deliciosos em caldas, xaropes e arrobes dotados de propriedades medicinais.

AMPERE – André Marie Ampère (1775-1836), físico e matemático Frances. Estabeleceu os princípios da telegrafia elétrica e descobriu a lei fundamental da eletrodinâmica, em virtude da qual dois fios condutores, atravessados pela eletricidade, repelem-se ou atraem-se, de acordo com o sentido em que se movem as correntes que se conduzem nos fios.

VEJA MAIS:
BRINCARTE
POR QUE?
FREVO BRINCARTE