BRINCARTE

BRINCARTE
BRINCARTE

Wednesday, March 04, 2009

VOCÊ SABIA?



VOCÊ SABIA:

AMPERÔMETRO – instrumento para a medida do número de amperes de uma correntes elétrica. Este instrumento tem seu nome em homenagem ao grande matemático Frances André Marie Ampère.

AMPULHETA – instrumento composto de dois vasos cônicos de vidro transparente, unidos pelo vértice, com comunicação interna servido de relógio de areia. A unidade de medida do tempo varia conforme o prazo de escoamento de areia, de um para o outro cone, o que, evidentemente, está em proporção direta com a quantidade de areia colocada em determinada ampulheta. Quando o cone inferior está cheio, inverte-se o instrumento, iniciando-se novo escoamento, e assim por diante. Como se vê, era um método bem rudimentar e incomodo de marcar o tempo. Ampulhetas com graduação nos cones podiam funcionar como cronômetros, para determinar o prazo que se consumia em determinada tarefa. A ampulheta tornou-se um dos mais empregados símbolos do tempo.

AMUSIA – perda parcial ou completa da faculdade musical.

ANAFADO – gordo, nédio, bem nutrido, luzidio.

ANA NÉRI – Ana Justina Ferreira Néri, primeira enfermeira voluntária do Brasil Foi a precursora da Cruz Vermelha Brasileira. Pela dedicação que demonstrou em relação aos feridos m foi cognominada “Mãe dos brasileiros”. Nasceu em cachoeira, Bahia, em 13 de dezembro de 1814, e morreu no Rio de Janeiro, em 20 de maio de 1880.

ANACREONTE – Poeta grego (570-478 a.C.). Nasceu em Teos, na Lidia. Cultivou o gênero de poesias ligeiras, celebrando o amor e o vinho. Daí, porque até hoje, dá-se a poesias similares o epíteto de anacreônticas. Morreu asfixiado, ao engasgar-se com sementes de uva. Foi uma ironia do destino.

ANALFABETO – aquele que não sabe ler nem escrever.

VEJA MAIS:
BRICARTE
VOCÊ SABIA?
8 DE MARÇO – DIA DA MULHER