BRINCARTE

BRINCARTE
BRINCARTE

Wednesday, September 28, 2011

BRINCARTE: 5 ANOS


Fotos: Iracy Mergulhão.

BRINCARTE: 5 ANOS – Na verdade tudo começou em 1978, quando realizei o Circo Itinerante e lançamos, eu e o Rolandry Silvério, a primeira revistinha em quadrinhos dos Aventureiros do Una. Nos anos seguintes, publicamos mais duas revistinhas, fato que nos fez receber a simpatia de Mauricio de Souza da Turma da Mônica.

No início dos anos 1980, veio a criação das Edições Bagaço. O primeiro título publicado pela editora foi infantil, “O Valente Galozé”, de Elita Afonso Ferreira, que eu adaptei, por ocasião do lançamento, para o teatro infantil. Depois adaptei outros livros de Elita para o teatro infantil, o que levou o grupo editorial a me cobrar a publicação de um livro para a área. Resisti e resolvi estudar para poder escrever para esse público.

Em 1992 eu me rendi aos apelos da Bagaço e publiquei meu primeiro livro infantil “O reino encantado de todas as coisas”. 

Em 1995, já morando em Maceió, criei meu próprio selo: Edições Nascente. E bati o centro com a publicação do meu segundo livro infantil “Falange, falanginha, falangeta”. Esse livro foi adotado em diversas escolas maceioenses e, depois, transformado em recreação educativa que foi apresentada em diversas escolas e colegios locais.

Em 1998, com o nascimento da publicação lítero-cultural, Nascente, um tablóide, 24 páginas coloridas, lancei o Prêmio Nascente de Arte Infanto-Juvenil que culminou com o lançamento da antologia Bricarte, reunindo o trabalho da garotada alagoana premiada. Na mesma ocasião lancei o meu terceiro livro infantil, “O lobisomem zonzo” que logo foi esgotado. Esse livro foi transformado em peça teatral infantil que foi premiada em festival de teatro.

Em 1999, veio a segunda edição do Premio Nascente de Arte Infanto-Juvenil, publicando a segunda antologia Brincarte. Ao mesmo tempo, lancei mei quarto livro infantil “O cravo e a rosa”, história contada com versos em modelo de cordel, que logo se esgotou.


Em 2000, lancei o meu quinto livro infantil “Alvoradinha, calango verde do mato bom”. Nesse ano e nos seguintes, realizei várias apresentações da recreação “Falange, falanginha, falangeta” em diversas escolas, colégios e instituições educacionais. No mesmo ano, ao confeccionar o meu sítio na internet, foi inserida a seção Brincarte com publicações dirigidas para o público infanto-juvenil.


Minha filha, Patricia Machado, eu e o engenheiro e empresário da Lasal, Leonaldo Santos. 

Em 2006, é criado este blog Brincarte que substitui a seção do sítio da internet, veiculando entrevistas, histórias, músicas, teatro e informações para o público endereçado.

Em 2008, lancei o meu sexto livro infantil “Turma do Brincarte” na Escola Estadual Josefa Conceição da Costa, no bairro de Canãa, em Maceió, realizando uma série de palestras e recreações no educandário.

Em 2009 foi a vez de lançar o meu sétimo livro infantil, “Frevo Brincarte”, lançado na Escola Municipal Jorge de Lima, no bairro de Santa Lúcia em Maceió. Nesse mesmo ano, fui convidado para participar do programa “Alagoas Frente e Verso”, do jornalista João Marcos Carvalho, na Rádio Difusora de Alagoas, onde inseri a seção Brincarte, destinada ao público infanto-juvenil. Também participei com contações de histórias e recreações educativas do Nitolino no estande da Secretaria de Cultura/Biblioteca Estadual, na programação da IV Bienal Internacional do Livro de Alagoas.


Em 2010, nos meses de maio e junho, realizei temporada do espetáculo infantil “Nitolino no Reino Encantado de Todas as Coisas”, no Espaço Cultural Linda Mascarenhas, em Maceió. As apresentações foram destinadas às escolas públicas de Maceió. Como resultado foi lançado em agosto do mesmo ano, o DVD de mesmo nome. Nesse ano foram realizadas diversas apresentações do espetáculo no formato de recreação educativa em diversas escolas de Alagoas e de outros estados do nordeste. Também nesse ano participei da I Festa Literária Flimar, em Marechal Deodoro com apresentações de Nitolino nas escolas da cidade.


Nitolino e Iracy Mergulhão.


Em 2011, no mês de abril, foi realizada a segunda temporada do espetáculo “Nitolino no Reino Encantado de Todas as Coisas”. Depois participei das atividades da II Flimar, em Marechal Deodoro, com apresentações na programação do evento. E, no último dia 24 de setembro, realizei o início das atividades de comemoração dos 5 anos do blog Brincarte, com o lançamento do livro “Nitolino no Reino Encantado de Todas as Coisas” e a segunda edição do livro infantil “O lobisomem Zonzo”.


Pessoal da Cantina da Tia Nilda: Tia Nilda, Patricia e Círio.



A festa foi linda, muita gente prestigiou. Quero agradecer aqui ao Instituto Zumbi dos Palmares e o Espaço Cultural Linda Mascarenhas pelo apoio recebido, ao Projeto CDL Criança da Câmara de Dirigentes Lojistas de São Miguel dos Campos, Alagoas e a todos os presentes na festa. A todos o meu muito obrigado.



E veja mais o meu Portfólio Arte Cidadã, mais novidades na Agenda da HomeLAM e os clipes do show Tataritaritatá no YouTube ou baixe todas as músicas gratuitamente na Trama.