BRINCARTE

BRINCARTE
BRINCARTE

Thursday, March 07, 2013

ALIMENTAÇÃO



ALIMENTAÇÃO

A alimentação é fundamental para o organismo humano que é constituído de corpo, mente e espírito. O Corpo precisa de sol, ar, água, alimento, exercício, repouso e higiene. Sendo que a alimentação está entre as necessidades mais importantes para a saúde, sendo, por isso, um dos fatores mais importantes para manter o organismo equilibrado, resistente e sadio. Os alimentos que fornecem todos as substâncias necessárias para a manutenção da vida (minerais, vitaminas, proteínas, açúcar, gordura) e influi no funcionamento de todos os sistemas: nervoso, glandular, ósseo, muscular, urinário, digestivo, respiratório, cárdio-circulatório, assim como no comportamento, humor, memória, inteligência, na mente e na disposição física e sexual. Por esta razão foi criada a pirâmide alimentar que é o esquema alimentar mais aceito em nível mundial. Ela está dividida em várias partes, cada parte corresponde a um grupo alimentar e o espaço que cada grupo ocupa na pirâmide está associado a proporção que eles devem ser incluídos na nossa alimentação diária. Na base da pirâmide estão os alimentos ricos em carboidratos: pães, massas, batatas, arroz, entre outros. Logo acima da base estão dois grupos, um formado por vegetais e o outro por frutas onde se encontram os compostos bioativos que são excelentes auxiliares na prevenção e no tratamento de várias doenças. As frutas e verduras são boas fontes de fibras dietéticas, mas essas são diferentes das fibras contidas nos cereais integrais. Acima das frutas e verduras estão três grupos: o grupo do leite e seus derivados, o grupo das carnes e o grupo das leguminosas (feijão, lentilha, grão-de-bico, etc.) e oleaginosas (castanha, nozes, amendoim, etc.). Ambos os grupos estão compostos por alimentos ricos em proteínas que desempenham uma função construtora no organismo. As oleaginosas, além de valor protéico, contém gorduras essenciais a nossa saúde e minerais indispensáveis. No topo da pirâmide estão os açúcares (carboidratos simples), os óleos e gorduras. Mediante isso, há que se observar que a alimentação, assim como todas as outras necessidades do nosso organismo, tem regras e leis que devem ser obedecidas. Quanto a qualidade, existem 3 condições principais que devem ser atendidas: 1- Alimentos Vegetais. 2- Alimentos Naturais. 3- Alimentos Integrais. Os alimentos vegetais são: Verduras - Legumes – Frutas. Os Alimentos Naturais são aqueles produzidos pela natureza. Eles fornecem as substâncias necessárias para o perfeito funcionamento do organismo e sua defesa, e o organismo está programado para recebê-los, digeri-los, absorvê-los, metabolizá-los e eliminar o que não serve. Os Alimentos Integrais são aqueles mantidos com a composição que recebeu da natureza, sem nada acrescentar, nem retirar. É o alimento na sua forma completa, total, com todos os seus nutrientes, necessários para o equilíbrio e bom funcionamento do organismo. Infelizmente, alguns alimentos, em vez de serem usados na forma integral, são refinados, um processo que provoca o empobrecimento do alimento pela retirada de muitos de seus nutrientes, vitaminas, minerais, proteínas, fibras, etc. São: arroz, trigo, açúcar e sal. A escolha de um cardápio adequado é fundamental para buscar o equilíbrio, a resistência e a saúde. Segundo os nutricionistas, uma boa saúde depende de uma alimentação balanceada. Tomando-se como exemplo uma pessoa adulta, com saúde normal a combinação diária ideal seria composta de: 50% de carboidratos, 20% a 30% de gorduras, 10% a 15% de proteínas, 10% a 15% de fibras, vitaminas e sais minerais, além de 2 litros de água. A digestão tem um aspecto fundamental para a saúde. A limpeza também é fundamental. E tudo isso é importante para a qualidade de vida.

BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA
ABREU, M. Alimentação escolar: combate à desnutrição e ao fracasso ou direito da criança e ao pedagógico? Em aberto. Brasília, v. 15, n.67, p.5-20, 1995.
ASSIS, M. Educação em saúde e qualidade de vida: para além dos modelos, a busca da comunicação. Série Estudos em Saúde Coletiva. Rio de Janeiro, n. 169, p.3-30, 1998.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC, 1999.
CECON, Cláudio; OLIVEIRA, Miguel Dancy de; OLIVEIRA, Rosiska Dancy de. A vida na escola e a escola na vida. Petrópolis: Vozes/IDAC, 1988.
COIMBRA, Mario. Comer e Aprender – Uma História da Alimentação Escolar do Brasil. Belo Horizonte. MEC, 1982.
FERREIRA, Haroldo Silva. Desnutrição: magnitude, significado social e possibilidade de prevenção. Maceió: Edufal, 2000.
FRANCO, Berdadete; LANDGRAF, Mariza. Microbiologia dos alimentos. São Paulo: Atheneu, 2003.
LACERDA, Elisa et al. Praticas de nutrição pediátrica. São Paulo: Atheneu, 2002.
LUCAS, Betty. Nutrição na infância. In: Alimentos, nutrição & dietoterapia. São Paulo: Roca, 2002.
MAHAN, L. Kathleen; STUMP, Sylvia. Alimentos, nutrição & dietoterapia. São Paulo: Roca, 2002.
PIPITONE, M.A.P. A relação saúde e educação na escola de 1º grau. Alimentação e Nutrição. São Paulo, n.65, p.48-52, 1995.
VITOLO, Márcia Regina. Nutrição: da gestação à adolescência. Rio de Janeiro: Reichmann & Autores, 2003.