BRINCARTE

BRINCARTE
BRINCARTE

Thursday, March 07, 2013

DEFESA CIVIL NA ESCOLA



DEFESA CIVIL NA ESCOLA – Tendo em vista que alguns anos atrás, a cidade de Blumenau e outras localidades do estado de Santa Catarina foram arrasadas com deslizamentos e enchentes. Depois, cidades alagoanas e de Pernambuco também padeceram dos mesmos problemas sem precedentes na história das localidades. Agora, a região serrana do Rio de Janeiro e cidades de Minas Gerais e São Paulo estão sofrendo do mesmo problema.
Mediante as recentes incidências que se tornaram uma constante, bastando haver qualquer chuva alagando ruas e logradouros, sugiro a adoção da Defesa Civil nas escolas via tema transversal Meio Ambiente.
Eis a sugestão da literatura:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
ANDRÉHQ QUADRINHOS. Defesa civil nas escolas. Revista em quadrinho. Cubatão/SP: Comissão de Defesa Civil, s/d. Disponível em http://andrehq.com.br/website/portifolio_imagem.asp?cod=204&idi=1. Acesso em 10jan 2011.
BRASIL. Sistema nacional de defesa civil. Decreto 5376/2005; Brasília: MIN/SNDC, 2005.
______. Política nacional de defesa civil. Brasília: MIN/SNDC, 2008.
______. Manual para a decretação de situação de emergência ou de estado de calamidade pública. Brasília: MIN/SNDC, 2005.
______. Manual para a decretação de situação de emergência ou de estado de calamidade pública: instruções complementares. Brasília: MIN/SNDC, 2005.
______. Manual de desastres: de natureza biológica. Brasília: MIN/SNDC, 2007.
______. Desastres humanos: de natureza social. Brasília: MIN/SNDC, 2007.
______. Desastres humanos: de natureza tecnológica. Brasília: MIN/SNDC, 2007.
______. Desastres naturais. Brasília: MIN/SNDC, 2007
______. Manual de desastres: desastres mistos. Brasília: MIN/SNDC, 2007.
______. Lixo no lixo. Cartilha. Brasília: MIN/SNDC, 2007
CASTRO, Antonio Luiz Coimbra. Manual de planejamento em defesa civil. Brasília: MIN/SNDC, 2007.
______. Segurança global da população. Brasília: MIN/SNDC, 2007.
CERRI NETO, Mauro. Aspectos jurídicos das atividades de defesa civil. Brasília: MIN/SNDC, 2007.
DARIO JUNIOR, Ivan. A monitoração do espaço para uma ação de cidadania: uma proposta de defesa civil para Rio Claro (SP). Rio Claro: Unesp/ICGE, 1998.
LIMA, João Nilo. Defesa civil na escola. Florianópolis: UFSC, 2006.
MORAES NETO, José Guilherme. A vinculação dos corpos de bombeiro à defesa civil: uma necessidade nacional. Rio de Janeiro: Corpo de Bombeiros, 1982.
VALENCIO, N.; SIENA, M.; MARCHEZINI, V.; FERNANDES, I., CATOIA, C.; PAVAN, B.; GERALDIS, D. Gestão de desastres na escola: bases metodológicas para utilização de maquetes interativas no Ensino Fundamental. São Carlos: UFSCar, 2007.