BRINCARTE

BRINCARTE
BRINCARTE

Wednesday, July 02, 2014

A LITERATURA INFANTIL DE ZELIA GATTAI


ZÉLIA GATTAI – A escritora, fotógrafa e memorialista baiana Zélia Gattai Amado (1916 – 2008), escreveu, entre outros livros, três infantis.



PIPISTRELO DAS MIL CORES - O primeiro deles, lançado em 1989, foi Pipistrelo das mil cores, a história de um bicho muito curioso parecido com um dragão dos contos de fadas que foi encontrado no meio do Pantanal. Ao ser capturado por caçadores malvados, finda aprisionado no zoológico muito triste e não querendo mais comer. Aí aparece um grupo de crianças que tencionam alegrá-lo e libertá-lo. O que acontecerá?


O SEGREDO DA RUA 18 – Lançado em 1991, O segredo da rua 18, conta a história de Doralice e Miguelinho que ajudam a mãe dela a construir um jardim na frente da sua casa. Pela dificuldade de trabalhar a terra, as crianças convencem outros amigos para cavarem em busca do tesouro do pirata Gancho de Ouro. Nessa empreitada descobrem o segredo da rua. Qual será? 


JONAS E A SEREIA – Em 2000, foi lançando o livro Jonas e a Sereia contando uma história de amor entre o protagonista e Auta Rosa, o peixe pescado por ele e por quem se apaixona. O que será que aconteceu com esse amor?