BRINCARTE

BRINCARTE
BRINCARTE

Tuesday, August 05, 2014

PSICODRAMA COM CRIANÇAS, DE CAMILA SALLES GONÇALVES


PSICODRAMA COM CRIANÇAS – No prefácio do livro, encontrou-se que o psicodrama é uma proposta singular de tratamento do psiquismo,l dos sentimentos, do comportamento e da relação humana, permitido pelo teatro espontâneo e criativo de Jacob Levy Moreno. Dessa forma, auxilia as crianças na superação de obstáculos a seu desenvolvimento emocional, através da imaginação, jogos, brincadeiras e histórias, espontaneamente criados.

As psicoterapias com crianças são sempre ludoterapias, situações em que o terapeuta presencia seu brincar indispensável ou colaborara para que isso ocorra. A terapia psicodramática conta com uma forma especifica de brincadeira – o teatro de faz-de-conta. Na representação dramática, agindo como se ou fazendo de conta que a criança expressa o que atinge sua sensibilidade, o que lhe dá prazer ou desprazer e vontade ou medo de aprender, revelando o sentido que o mundo tem para ela, ou o revê, através de papéis imaginários que é capaz de reconhecer, imitar e interpretar.

A obra Psicodrama com crianças: uma psicoterapia possível, organizada por Camila Salles Gonçalves, aborda temas como faz-de-conta e participação social, implantação do atendimento a crianças, rematrizando a relação pais-filhos, psicoterapia dos papéis de pai e de mãe, psicodrama com crianças, duas sessões com meninas, matriz de identidade e desenvolvimento afetivo-emocional, o som e a fúria dos punks, uma nave contra a monstro do espaço, o avião e a morte, entre outros importantes temas.

REFERÊNCIA
GONÇALVES, Camila (Org.). Psicodrama com crianças: uma psicoterapia possível. São Paulo: Ágora, 1988.

Veja mais aqui.