BRINCARTE

BRINCARTE
BRINCARTE

Tuesday, April 21, 2015

O JACARÉ E A PRINCESA

O JACARÉ E A PRINCESA

Luiz Alberto Machado

Era uma vez um rapaz muito pobre de marré-marré-derci. Guardava dentro dele o desejo de ter muitas posses e se tornar alguém na vida. Tudo fazia para alcançar seus intentos e não conseguia. Procurou estudar, mas a não podia pagar; a escola pública era longe e não tinha vagas; queria trabalhar, mas não havia empregos. Certo dia ele sonhou com um velho que lhe dizia que se desejasse ser rico, fosse até um determinado local distante e lá encontraria uma botija. E que quando encontrasse o seu prêmio, deveria se tornar um homem bom e que servisse a todos com as suas posses. Essa era a exigência: que tudo que tivesse servisse para si e para todos. Aí quando acordou, ficou pensativo e resolveu seguir em busca de realizar o que sonhou. Ele caminhou léguas e léguas e, no caminho, cada vez que passava em determinado local, levava uma topada. Dias se seguiram com o mesmo sonho e retornando à caminhada, nada acontecia, só topadas. A cada topada ele maldizia a vida e tudo. Foi, então, que resolveu fazer uso da oração da cabra preta e almejar dias melhores para sua vida. Assim fez: meia noite em ponto e completamente nu numa encruzilhada, ajoelhou-se e orou. Três dias depois, ele arranjou um emprego e logo caiu nas graças do patrão. Poucos meses se passaram, não satisfeito com a vida, foi novamente contemplado à condição de homem de confiança e passou a ser bem gratificado. Tudo ganhava, mas não se satisfazia, queria mais. À custa de perseguição e vigilância dos trabalhos mal feitos pelos outros, cresceu mais ainda de posição, tornando-se o braço direito do empregador. Mais e mais galgou êxito, mas não encontrava a satisfação que seu coração exigia. Logo conseguiu ganhar a simpatia da filha do seu chefe, casando-se depois de algum tempo com ela, herdando tudo após a morte do seu protetor. Estava, então, repleto de riqueza, mas no seu peito, a felicidade ainda não havia chegado, precisava ainda de muito mais para ser feliz. Foi quando levou outra topada no lugar que sempre passava, resolveu investigar melhor a coincidência de toda vez que por ali passava, relava a venta no chão. Começou a cavar e logo encontrou a botija indicada no sonho. E tornou-se o homem mais rico da redondeza. Mas dentro dele, apesar da riqueza, mantinha-se a insatisfação: não era feliz. Desfez o casamento, abandonou a mulher e filhos e seguiu no mundo buscar a sua felicidade desejada. E quanto mais tinha, mais queria; quanto mais possuía tudo e todos, mais implacável se tornava, sempre querendo mais e mais. Até que um dia, resolveu novamente recorrer à sua oração predileta, qual não foi a sua surpresa: ao concluir a reza, ele transformou-se num jacaré.

Na outra banda daquelas imediações, havia uma moça muito bonita que desejava a chegada do seu príncipe encantado e, com isso, tornar uma princesa. Era muito bonita, deveras. Porém, era muito antipática. Sua principal satisfação era obrigar aos outros satisfazer os seus desejos e fazer tudo que mandasse. Por causa dessa sua atitude findou sozinha, amargando sua infelicidade. Mas ela persistiu e ambicionava alcançar seus intentos, quando soube da oração da cabra preta e foi, naquela mesma noite, completamente nua para uma encruzilhada, se ajoelhando e começando a orar. Três dias depois, ela adquiriu poderes inimagináveis que a fizeram ser temida por tudo e todos. Ela ordenava na sua ruindade, todos obedeciam com medo de sua fúria vingativa. Ela exigia comida, comida traziam; queria passeios, todos levavam; tudo que quisesse, todos atendiam. Aí teve um sonho em que um velho aparecia dizendo que se ela quisesse se tornar princesa, teria de domar um jacaré. E quando domasse o animal e se tornasse princesa, ela teria que ser boa e providenciar para que todos fossem felizes sob o seu comando. Ao acordar do estranho sonho, soube que por ali um jacaré indomável que aterrorizada as pessoas. Ela, então, convocou um serviçal e ordenou-lhe que providenciasse um cavaleiro para conquistar o tal jacaré. Logo o serviçal informou que o seu sonho era se tornar cavaleiro de uma princesa e lhe cumprir todas as ordens e mando. Ela, então, com desdém pela petulância e meio que a contra gosto, fez dele um cavaleiro com a missão de capturar o jacaré.

Pela redondeza havia o boato de que um jacaré terrível estava atacando a população desavisada. Diziam que muitos foram comidos pelo bicho faminto. Não se podia falar nele que logo o medo tomava conta de todos. E todos os dias apareciam narrações de que um jacaré atacara comendo pescadores, caçadores e passantes da beira do mangue. Ninguém nunca tinha visto o malquisto, mas sua fama corria solta e se avolumava nas conversas de esquinas do povinho crédulo. Por causa disso, o lugar passou a ser conhecido como Jacaré. Quem quisesse passar lá ou se referisse ao local, logo dizia: - Ah, lá no Jacaré. E assim todos tratavam a localidade pelo nome Jacaré.

O cavaleiro chegou naquelas paragens procurando saber adonde que se encontrava o tal terrível jacaré. Todos sabiam dele, mas ninguém sabia onde encontrá-lo. Foi, então, que o cavaleiro logo arregimentou um monte de gente para caçá-lo, prometendo alta quantia por prêmio a ser pago pela princesa. O valor pela captura do bicho malvado era grande e logo acendeu a ambição de todos. E assim foram na caça ao tal jacaré. Noites e dias e nada de encontrar. Caçaram tudo e todos os lugares da redondeza e nada dele dar sinal de vida. Certo dia, arranchados na sombra de pé de coqueiro, avistaram lá em cima, um volume bastante pronunciado que se misturava com as sombras. Logo deram conta de um jacaré atrepado no alto do coqueiro. E tudo fizeram até derrubar a árvore e capturar o jacaré. A luta foi acirrada, muita gente envolvida na luta, até que conseguiram depois de hora de peleja, amarrar a presa e leva-la para o leito da princesa. Qual não foi a surpresa dela de ver ali, completamente dominado, a feroz criatura que amedrontava o povo e a tornaria princesa no lugar. Quando todos se foram, ela se aproximou do bicho e percebeu que ele não reagia. Olhou nos olhos dele e percebeu que ali havia um olhar de sofrimento e de ternura. Ela logo pegou afeição pelo animal e começou a desamarrar os nós e libertar o bicho que passou a conviver com ela no seu quarto. – Ah, esse o animal que me tornará uma princesa. E agora com a empáfia do poder, queria dominar o mundo e todas as pessoas viventes. Logo ordenou ao serviçal-cavalheiro que convocasse o povo do Jacaré para ela editar as novas ordens e determinar o pagamento do prêmio a todos que capturaram o animal. Assim fez e o povo reunido à sua espera, apareceu deslumbrantemente linda e conduzindo o jacaré pela coleira, o que fez com que todos temessem o poder daquela mulher que dominava sozinha e por uma modesta coleira, um animal tão brabo e perigoso. Ela, então, determinou que dali por diante aquela localidade não se chamaria mais Jacaré, mas Recanto da Ilha da Princesa. E que todos deviam servi-la porque ela se tornara a princesa do lugar, editando leis e ordens a todos. Fez promessas de melhorar a vida das pessoas como prêmio pela captura do bicho, e determinou que todos, a partir de então, passariam a morar em casas melhores, numa localidade mais bonita e mais aprazível. À primeira vista, tudo se transformou no lugar: o que antes era só fila de casebres passou a ter casas; o que era terra de barro batido, virou calçamento ; o que era amplo terreno aberto ao vento e ao mundo, passou a ter um muro fechado para o domínio da princesa. Todos ali passaram a ser seus súditos e deviam fazer apenas o que ela mandasse. Depois de sua fala todos ficaram felizes pelas melhorias constatadas e pelas providencias tomadas: agora tinham casas de alvenaria, ruas calçadas e lugares encimentados, longe da miséria e do barro batido de outrora.

Os anos se passaram e a princesa se tornara cada vez mais numa bruxa malvada; o que antes era bonito começou a ficar triste. Era cobrança de impostos cada vez maiores, ordens e leis sufocantes, invasão de privacidade, domínio funesto de quem só queria o poder cada vez mais. A princesa passava das contas, o povo estafado do excessivo trabalho imposto por ela, não mais vivia: sobreviviam para alimentar a ambição da princesa má. Cada vez que alguém se rebelava contra as suas ordens, ela mandava capturar e condenava a virar comida pro jacaré que era mantido faminto para ameaçar qualquer adversário ou inimigo. O bicho mais se afeiçoara por ela pela sempre existência de comida. Tendo um dia que ela condenou tanta gente, que a fome do jacaré não deu vencimento, escapando uns três ou quatro fugitivos. Ela então condenou o jacaré à morte. E seria executado em praça pública, não precisava mais dele. Ela era agora a princesa comandante de um exército de fiéis ao seu dispor para tudo que invocasse ao mando.

A notícia do julgamento e esquartejamento do jacaré tomou o lugar de susto. Foi então que os fugitivos reuniram o povo e contou tratar-se de jacaré de óculos, manso, que só devora porque vive cativo e faminto pela ruindade da princesa. Lembrou eles que só se ouviu falar que o jacaré atacava, mas ninguém nunca viu quem que foi devorado por ele, que era lenda, invencionice do povo que acreditava ser o animal ruim. Lembraram mais que se tratava daquele jovem rapaz ambicioso que encontrou uma botija e tornou-se rico. Mas como ele não foi um bom rapaz, foi transformado em jacaré e que estava arrependido, atrepado num pé de coqueiro. Na conversação ficou observado que antes eles eram pobres, mas viviam em união, um por todos e todos por um, solidários, amigos e que possuíam um lar. Antes o que se possuía era dividido e não havia ninguém melhor que ninguém. Não havia muros separando os seus lares, não havia hora nem dia para que um ajudasse ao outro, para que todos, apesar da miséria, pudessem dividir o que usufruíam. Havia concórdia. E o jacaré, apesar de ser temeroso, nunca atacou ninguém dali, ninguém soubera de que alguém dali que tivesse sido devorado por ele; o jacaré era um temor, mas não incomodou ninguém, não invadiu o território deles, não se intrometeu na vida de ninguém. A princesa, não. A princesa chegou, mudou os costumes, ofereceu benefícios e melhorias, constatando que tudo podiam ter, mas não tinham nada: tudo era da princesa. Antes, pelo menos, tinham dignidade e a amizade dos outros. Agora, eram todos inimigos uns dos outros, todos querendo agradar a princesa que implantou a discórdia, a ciumeira e enredamento. Onde antes havia amizade solidária, passou a reinar a inveja e o egoísmo. Afinal, se viram infelizes. No reinado do jacaré, eram pobres, mas se satisfaziam. Perceberam que agora, não havia satisfação: havia competição. Cada um por si. Todos, então, concordaram e resolveram salvar o jacaré. E no dia da execução pública, tramaram a aproximação e quando o carrasco ergueu o machado para decapitar e esquartejar o animal, o povo invadiu o cadafalso, libertou o jacaré que saiu em desabalada carreira e destronaram a princesa. Agora o futuro era deles, não mais de ninguém, mas de todos. Reuniram-se, então, elegeram um representante, definiram as prioridades e, cada um, começou a exercer o seu papel na comunidade em nome de todos.

Veja mais aqui.