BRINCARTE

BRINCARTE
BRINCARTE

Saturday, August 29, 2015

A BOA CARIDADE COMEÇA EM CASA!


O Cravo e a Rosa arengavam muito!

Era só: - É meu! -, puxava com raiva o Cravo!

- É meu! -, tomava a Rosa!

- Vixe! Esses dois só vivem arengando! Nossa, eles nunca vivem em paz!

Aí Nitolino virou-se pra Pai Lula e disse: - Pai Lula, o que a gente faz pro Cravo e a Rosa pararem de arengar?

Pai Lula falou:

- Já se diz na Bíblia: É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã!

Aí todos pararam para ouvir. Ele continuou:

- Aqui no Reino Encantado de Todas as Coisas deve haver paz! Não adianta mostrar que é bom pras pessoas, se não conseguem ser bons com os daqui. O provérbio condena os que fazem caridade fora de portas e se dedicam ostensivamente a obras pias, mas procedem cruelmente para com os seus parentes. Na França se diz: Caridade bem entendida começa por nós próprios! E Albert Einstein diz: A paz é a única forma de nos tornarmos realmente humanos!

Aí Nitolino virou pro Cravo e pra Rosa: - Ouviram, ou vocês dois são moucos?

O Cravo e a Rosa ficaram amuados, um de costas pro outro.

- Ora, ora -, falou Pai Lula: - Não adianta vocês pararem de arengar e ficarem remoendo ruindado por dentro um contra o outro. O importante é cada um respeitar o outro, ou como diz outro ditado: Me queira como eu sou, que eu lhe quero como você é. Essa é a forma de se respeitar o outro mantendo a paz. Cada um é diferente do outro, mas não inimigos nem adversários. É como a metáfora do Falange, Falanginha, Falangeta: o Dedo-mindinho é diferente do Seu-Vizinho que é diferente do Maior-de-Todos e do Fura-Bolos e do Cata-Piolho. Mas todos juntos, harmonizados e em beneficio uns dos outros fazem mais do que um só. Isso serve para todos. Aprendam essa lição.

PS: Recolhido do Dicionário brasileiro de provérbios, locuções e ditos curiosos (Documentários, 1974), de R. Mahalhães Júnio.

E veja mais aqui.