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Saturday, September 12, 2015

SAÚDE E HARMONIA NA EDUCAÇÃO


SAÚDE E HARMONIA NA EDUCAÇÃO – No livro O Tao da Educação: a filosofia oriental na escola ocidental (Ágora, 2000), da doutora em psicologia educacional pela Unicamp e diretora da Faculdade de Educação Padre AnchietA, Luiza Mara Souza Lima, encontro o capítulo denominado Saúde e harmonia na educação, do qual destaco os trechos a seguir: Do ponto de vista ecológico, o organismo saudável é aquele que está em harmonia e bem-estar físico, mental e social, e em constante evolução, mutação ou em busca de transcendência. Uma vez que a pura ausência de doença não é sinônimo de saúde, então a cura deve ser encarada como um processo de readaptação e reintegração do organismo às condições ambientais causadoras desse desequilíbrio. [...] O conceito de harmonia refere-se à consciência dos ciclos universais de vida e morte – a consciência ecológica que já apresentei anteriormente. Assim para compreender profundamente os eventos que acontecem na natureza, na sociedade e em si mesma, a pessoa não se desequilibra e, por conseguinte, não adoece. Como Fulder explica: O homem é apenas uma montagem temporária (...) em um Universo continuamente mutável e interatuante: uma onda no oceano, com tendência a sentir-se superior ao resto da água. Mas a essência da saúde é enquadrar-se nos padrões de vida. Estar em harmonia com o Tao. A má saúde causada pelo fato de nadar contra a corrente, por rebelião contra o Tao... Na educação, sinais de enfermidade aparecem diariamente, como a evasão, a violência, a retenção, a indisciplina e, o que é pior, a recusa a aprender. Esse estado de coisas jamais poderá gerar nos educandos uma predisposição para a aprendizagem. Trazer saúde à educação implica pensar num contexto mais amplo. [...] Em vez de aceitarem a necessidade de uma mudança de vida, seja em relação aos hábitos de estudo, seja em relação às atitudes perante o processo de ensino-aprendizagem, professores, alunos, pais e demais envolvidos preferem buscar uma receita externa para que o problema seja sanado [...] Ser um aluno saudável não significa apenas ter um excelente rendimento escolar, pois ele pode estar enfermo afetiva, motriz ou socialmente. [...] Definitivamente, não podemos correlacionar a saúde educacional de nossos alunos apenas com os resultados que obtêm em avaliações de conteúdos conceituais (muito menos provas formais). Entretanto, parece-me que a harmonia entre os conteúdos escolares e as capacidades cognitivas, afetivas, motrizes e sociais dos alunos está ainda distante de um equilíbrio desejado. Dentre as capacidades cognitivas, a verdade é que o ensino tem priorizado apenas as que correspondem à aprendizagem das disciplinas ou matérias tradicionais.

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