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Sunday, March 02, 2014

DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA, ADOLESCENTE, ADULTO E IDOSO

DESENVOLVIMENTO HUMANO – No livro Desenvolvimento humano, de Diane Papalia, Sally Olds, Ruth Feldman, são apresentados os principais desenvolvimentos típicos em oito períodos do desenvolvimento da criança e da puberdade.

PERIODO PRÉ-NATAL (da concepção ao nascimento). No desenvolvimento físico ocorre a concepção por fertilização normal ou outros meios. Desde o começo, a dotação genética interage com as influencias ambientais. Formam-se as estruturas e os órgãos corporais básicos, inicia-se o surto de crescimento do cérebro. O crescimento físico é o mais acelerado do ciclo de vida. É grande a vulnerabilidade às influencias ambientais. No desenvolvimento cognitivo desenvolvem-se as capacidades de aprender e lembrar, bem como as de responder aos estímulos sensoriais. No desenvolvimento cognitivo, o feto responde à voz da mãe e desenvolve uma preferência por ela.

PRIMEIRA INFÂNCIA (do nascimento aos 3 anos ). No desenvolvimento físico, ocorre o nascimento com todos os sentidos e sistemas corporais funcionando em graus variados. O cérebro aumenta em complexidade e é altamente sensível à influência ambiental. O crescimento físico e o desenvolvimento das habilidades motoras são rápidos. No desenvolvimento cognitivo, as capacidades de aprender e lembrar estão presentes, mesmo nas primeiras semanas. O uso de símbolos e a capacidade de resolver problemas se desenvolvem por volta do final do segundo ano de vida. A compreensão e o uso da linguagem se desenvolvem rapidamente. No desenvolvimento psicossocial, formam-se os vínculos afetivos com os pais e com outras pessoas. Ocorre a passagem da dependência para autônoma. Aumenta o interesse por outras crianças.

SEGUNDA INFÂNCIA (dos 3 aos 6 anos). No desenvolvimento físico, o crescimento é constante. A aparência torna-se mais esguia e as proporções mais parecidas com as de um adulto. O apetite diminui e são comuns os problemas com o sono. Surge a preferência pelo uso de uma das mãos, aproximam-se as habilidades motoras finais e gerais, e aumenta a força física. No desenvolvimento cognitivo, o pensame4nto é um tanto egocêntrico, mas aumenta a compreensão do ponto de vista dos outros. a imaturidade cognitiva resulta em algumas ideias ilógicas sobre o mundo. Aprimoram-se a memória e a linguagem. A inteligência torna-se mais previsível. É comum a experiência do maternal, mais ainda a da pré-escola. No desenvolvimento psicossocial, o autoconceito e a compreensão das emoções tornam-se mais complexas e o autocontrole. Desenvolve-se a identidade de gênero. O brincar torna-se mais imaginativo, mais social. Altruísmo, agressão e temor são comuns. A família ainda é o foco da vida social, mas outras crianças tornam-se mais importantes.

TERCEIRA INFÂNCIA (dos 6 aos 11 anos). No desenvolvimento físico, o crescimento torna-se mais lento. A força física e as habilidades atléticas aumentam. São comuns as doenças respiratórias, mas de um modo geral a saúde é melhor do que em qualquer outra fase do ciclo de vida. No desenvolvimento cognitivo, diminui o egocentrismo. As crianças começam a pensar com lógica, porem, concretamente. As habilidades de memória e linguagem aumentam. Ganhos cognitivos permitem à criança beneficiar-se da instrução formal na escola. Algumas crianças demonstram necessidades educacionais e talentos especiais. No desenvolvimento psicossocial, o autoconceito torna-se mais complexo, afetando a autoestima. A coregulação reflete um deslocamento gradual no controle dos pais para a criança. Os colegas assumem importância fundamental.

ADOLESCÊNCIA (dos 11 aos 20 anos). No desenvolvimento físico, crescimento físico e outras mudanças são rápidas e profundas. Ocorre a maturidade reprodutiva. Os principais riscos para a saúde emergem de questões comportamentais, tais como transtornos atinentes a abuso de drogas. No desenvolvimento cognitivo, desenvolve-se a capacidade de pensar em termos abstratos e de usar o raciocínio científico. O pensamento imaturo persiste em algumas atitudes e comportamentos. A educação se concentra na preparação para a faculdade ou para a profissão. No desenvolvimento psicossocial, a busca pela identidade, incluindo a identidade sexual, torna-se central. O relacionamento com os pais geralmente amadurece. Os amigos podem exercer influencia positiva ou negativa.

INICIO DA VIDA ADULTA (dos 20 aos 40 anos). A condição física atinge o auge, depois declina ligeiramente. Opções de estilo de vida influenciam a saúde. No desenvolvimento cognitivo, o pensamento e os julgamentos morais tornam-se mais complexos. São feitas as escolhas educacionais e vocacionais. No desenvolvimento psicossocial, traços e estilos de personalidade tornam-se relativamente estáveis, mas as mudanças na personalidade podem ser influencias pelos estágios e eventos da vida. São tomadas decisões sobre relacionamentos íntimos e estilos de vida pessoais. A maioria das pessoas casa-se e tem filhos.

VIDA ADULTA INTERMEDIÁRIA (dos 40 aos 65 anos de idade). No desenvolvimento físico, podem ocorrer uma letã deterioração das habilidades sensoriais, da saúde, do vigor e da força física, mas são grandes as diferenças individuais. As mulheres entram na menopausa. No desenvolvimento cognitivo, as capacidades mentais atingem o auge, a especialização e as habilidades relativas à solução de problemas práticos são acentuados. A criatividade pode declinar, mas sua qualidade é melhor. Para alguns, o sucesso na carreira e o sucesso financeiro atingem seu máximo, para outros, poderá ocorrer esgotamento ou mudança de carreira. No desenvolvimento psicossocial, o senso de identidade continua a se desenvolver, pode ocorrer uma transição para a meia-idade. A dupla responsabilidade pelo cuidado dos filhos e dos pais idosos pode causar estresse. A saída dos filhos deixa o ninho vazio.

VIDA ADULTA TARDIA (dos 65 anos em diante). No desenvolvimento físico, a maioria das pessoas é saudável e ativa, embora geralmente haja um declínio na saúde e das capacidades físicas. O tempo de reação mais lento afeta alguns aspectos funcionas. No desenvolvimento cognitivo, a maioria das pessoas é mentalmente alerta, embora inteligência e memória possam se deteriorar em algumas áreas, a maioria das pessoas encontra meio de compensação. No desenvolvimento psicossocial, a aposentadoria pode oferecer novas opções para o aproveitamento do tempo. As pessoas desenvolvem estratégias mais flexíveis para enfrentar perdas pessoais e a morte iminente. O relacionamento com a família e com amigos íntimos pode proporcionar um importante apoio. A busca de significado para a vida assume uma importância fundamental.

REFERÊNCIA:
PAPALIA, D.; OLDS, S; FELDMAN, R. Sobre o desenvolvimento humano. In: Desenvolvimento humano. São Paulo: Artmed, 2006.

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